domingo, 25 de dezembro de 2011

PENSAMENTO PEDAGÓGICO MEDIEVAL NA VISÃO DOS TEÓRICOS SÃO TOMÁS DE AQUINO E SANTO AGOSTINHO

EVELINE SILVA SANTOS

Resumo
Este artigo partiu de uma pesquisa bibliográfica realizada na biblioteca da Faculdade Kurios, pesquisas na internet e discurções em sala de aula sobre a história da educação que vem a apresentar as idéias e pensamentos dos teóricos, Santo Agostinho que mostrou ao mundo ocidental o pensamento de Plantão, porém sob uma ótica do cristianismo e São Tomás de Aquino que mostrou ao mundo ocidental o pensamento de Aristóteles, porém sob uma ótica cristã. Ambos foram pensadores e maiores expoentes da Patrística e Escolástica, duas grandes correntes da Filosofia Medieval que foi o período do pensamento cristão que se seguiu à época do novo testamento e chega até ao começo da Escolástica, este período da cultura cristã é designado com o nome de Patrística, e representa o pensamento dos Padres da Igreja, que são os construtores da Teologia Católica, guias e mestres da doutrina cristã. O pensamento de Santo Agostinho reflete, em grande parte, os principais passos de sua trajetória. Para Agostinho, a fé revela verdades ao homem de forma direta e intuitiva. Ele consiste em dizer que a razão esclarece aquilo que a fé já antecipou. O pensamento de Agostinho foi também baseado na orientação da visão do homem medieval sobre a relação entre a fé cristã e o estudo da natureza. Ele reconhecia a importância do conhecimento, mas entendia que a fé em Cristo vinha restaurar a condição decaída da razão humana, sendo, portanto mais importante. Tomás de Aquino viveu intensamente os conflitos intelectuais, típicos de sua época, que visa ser o conhecimento pela razão. A sua filosofia já nasceu com objetivos claros: não contrariar a fé. A finalidade de sua filosofia era organizar um conjunto de argumentos para demonstrar e defender as revelações do cristianismo. Tomás de Aquino reviveu em grande parte o pensamento aristotélico com a finalidade de buscar nele os elementos racionais que explicassem os principais aspectos da fé cristã, retomando as idéias de Aristóteles sobre o ser e o saber.
  

Palavra - chave: Cristianismo, razão e pensamentos.
  

Introdução
Essa pesquisa foi desenvolvida para mostrar a importância do pensamento pedagógico medieval na visão dos teóricos: São Tomas de Aquino e Santo Agostinho, e a influência desses teóricos até os dias de hoje. Temos como base deste artigo, pesquisas na internet, debates em sala de aula, entre outros. Conheceremos um pouco das idéias, reflexões e objetivos desses pensadores e também um pouco do que os dois contribuíram para o cristianismo. Com base nas pesquisas realizadas citadas acima. Conhecer a base de seus pensamentos e o que podemos tirar disso para nossos dias atuais. O artigo segue constituído pelo o referencial teórico que mostra o trabalho de Moacir Gadoti e sua importância para a educação. Em seguida descrevemos como foi feito o trabalho de pesquisa, e logo damos continuidade com o desenvolvimento mostrando um pouco da vida e o que esses dois grandes teóricos contribuíram juntos. Finalizamos com a conclusão onde ambos se tornaram importantíssimos para a filosofia medieval.


Referencial teórico
A Educação é a prática mais humana, considerando-se a profundidade e a amplitude de sua influência na existência dos homens.  O trabalho desenvolvido por Moacir Gadoti no seu livro “história das Idéias Pedagógicas” oferecem os elementos básicos para que compreendamos melhor nossa prática educativa e possamos transformá-la. Evidencia o fato de não podermos nos omitir diante dos problemas atuais. E mais: oferecem recursos para que os enfrentemos com rigor, lucidez e firmeza.
 Este mostra uma síntese consistente dos pensadores da História da Educação e nos faz refletir sobre a importância destes para a humanidade. O estudo da teoria educacional nos convida à ação individual e coletiva. Além das leituras, instrumentos fundamentais para a aquisição de um vocabulário básico, a pergunta, a indagação, o diálogo, o debate e a discussão organizada constituem a base do ato de pensar.
Este trabalho de pesquisa é ambicioso, não podendo se esgotar apenas nele. Ela impôs escolhas e limitações. Assim, o texto ganha a perspectiva de um amplo roteiro, indicando caminhos, dando pistas, lançando provocações, solicitando aprofundamentos! Para cada período foram destacados pensadores ou escolas de pensamento significativas que tiveram então suas concepções pedagógicas e filosófico-educacionais apresentadas de maneira sintética e analisadas no âmbito de seu contexto histórico-cultural e de seu alcance teórico.
Esta pesquisa que resultou pela longa experiência de Moacir Gadoti com professor de história e de filosofia da educação teve início em 1971. As idéias foram apresentadas em ordem cronológica, histórica e demonstrou o quanto a evolução da educação está ligada á evolução da própria sociedade.
Neste estudo o interesse volta-se para as idéias pedagógicas da Idade Média tendo como foco principal organizar de forma coerente o pensamento dos seguintes teóricos:
São Tomas de Aquino que foi um importante teólogo, filosofo e padre, que abordou questões metafísicas, explicando o percurso da consciência humana entre a sensação e a concepção. Uma de suas citações: ‘’o que cai imediatamente no alcance do saber humano é composto’’. Ficou famoso por ter cristianizado Aristóteles à semelhança do que fez Agostinho com Platão, ele transformou o pensamento desse sábio num padrão aceitável pela igreja católica, apesar de Aristóteles não ter conhecido a revelação cristã, como diz Tomás, e de sua obra ser original, autônoma e independente de dogmas, ele está em harmonia com o saber contido na Bíblia.
 Santo Agostinho que foi um importante bispo cristão e teólogo considerado a linha de separação entre a especulação patrística e escolástica na filosofia medieval. Agostinho também é considerado o maior de todos os pais latinos da igreja e não houve igual filosofo teólogo desde Paulo até Tomás de Aquino.  Agostinho ficou conhecido pôr cristianizar Platão, fazendo várias indagações entre a parte espiritualista dele (que diz existir um mundo transcendente) e as sagradas escrituras. Faz a seguinte distinção: ‘’entre o corpo, sujeito à sorte do mundo e a alma, que é atemporal, com a qual se pode conhecer Deus’’.

Metodologia
As informações contidas nesse trabalho são frutos de grandes pesquisadores que levaram anos de pesquisas para conseguir  informações grandiosas para os dias de hoje com o intuito de informar o leitor, os pensamentos e contribuições dos teóricos mencionados nessa pesquisa. Foram feitas, visitas a biblioteca da faculdade Kurios com leitura de livros de educadores, como o trabalho de Moacir Gadotti entre outros. Pesquisa feita também em artigos acadêmicos postados na internet e debates em sala de aula  a fim de debater a importância da educação desde os tempos passados.


Desenvolvimento
Aurélio Agostinho, ficou conhecido polularmente como Santo Agostinho, que se tornou um importante bispo cristão e teólogo até os dias de hoje. Em sua formação, teve importante influência do maniqueísmo (sistema religioso que une elementos cristãos e pagãos),  logo viveu num monastério por um tempo e em seguida passou a ser bispo, atuando em Hipona. Escreveu diversos sermões importantes. Em “A Cidade de Deus”, Santo Agostinho combate às heresias e a paganismo, na obra “Confissões” fez uma descrição de sua vida antes da sua conversão ao cristianismo. Santo Agostinho analisava a vida levando em consideração a psicologia e o conhecimento da natureza. Porém, o conhecimento e as idéias eram de origem divina. Para ele, nada era mais importante do que a fé em Jesus e em Deus, a Bíblia por exemplo, deveria ser analisada, levando-se em conta os conhecimentos naturais de cada época. Defendia também a predestinação, conceito teológico que afirma que a vida de todas as pessoas é traçada anteriormente por Deus. Suas influenciaram muito o pensamento teológico da Igreja Católica na Idade Média.

Algumas obras de Santo Agostinho:

- Da Doutrina Cristã (397-426)
- Confissões (397-398)
- A Cidade de Deus (413-426)
- Da Trindade (400-416)
- Retratações
- De Magistro
- Conhecendo a si mesmo


Frases e Pensamentos de Santo Agostinho:

- "Se dois amigos pedirem para você julgar uma disputa, não aceite, pois você irá perder um amigo. Porém, se dois estranhos pedirem a mesma coisa, aceite, pois você irá ganhar um amigo."
- "Milagres não são contrários à natureza, mas apenas contrários ao que entendemos sobre a natureza."
- "Certamente estamos na mesma categoria das bestas; toda ação da vida animal diz respeito a buscar o prazer e evitar a dor."
- "Se você acredita no que lhe agrada nos evangelhos e rejeita o que não gosta, não é nos evangelhos que você crê, mas em você."
- "Ter fé é acreditar nas coisas que você não vê; a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita."
- "A pessoa que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar."
- "A confissão das más ações é o passo inicial para a prática de boas ações."
- "A verdadeira medida do amor é não ter medida."
- "Orgulho não é grandeza, mas inchaço. E o que está inchado parece grande, mas não é sadio."
 

São Tomás de Aquino foi um importante teólogo, filósofo e padre, foi declarado santo pelo papa João XXII . É considerado um dos principais representantes da escolástica (linha filosófica medieval de base cristã). Foi o fundador da escola tomista de filosofia e teologia.Tomás de Aquino buscou utilizar a filosofia grecolatina clássica (principalmente de Aristóteles) para compreender a revelação religiosa do cristianismo.
Principais obras
- Scriptum super sententiis;
- Summa contra gentiles (Suma contra os gentios)
- Summa theologiae (Suma Teológica)


Frases:

- "O primeiro degrau para a sabedoria é a humildade."
- "Tenho medo do homem de um só livro."
- "Para aqueles que tem fé, nenhuma explicação é necessária. Para aqueles sem fé, nenhuma explicação é possível."

Santo Agostinho e São Tomás de Aquino foram, respectivamente, os maiores pensadores da Patrística e da Escolástica. Santo Agostinho volta-se para a filosofia de Platão, enquanto Santo Tomás de Aquino da de Aristóteles. Com isso, cada qual, em sua época, pode influenciar não só a religião católica como muitos pensadores cristãos que lhes sucederam.
Ambos afirmam que Deus, sendo eterno, transcendente, todo bondade e todo sabedoria, criou a matéria do nada e, depois, tudo o que existe no universo. Para Santo Agostinho, as idéias ou formas estavam no Espírito de Deus. Santo Tomás de Aquino acrescenta a noção dos universais em seus raciocínios. Dizia que Deus é a causa da matéria e dos universais. Além disso, Deus está continuamente criando o mundo ao unir universais e matéria para produzir novos objetos.


Conclusão
Podemos compreender nesse artigo a importância de conhecer os pensamentos, idéias e contribuições de teóricos com uma importância fundamental para a fé cristã até os dias de hoje. Ambos se tornaram os maiores pensadores que já existiu, buscando sempre a bondade, o amor ao próximo, e tendo sempre em mente que a fé se torna uma explicação necessária para as indagações existentes.

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